quinta-feira, 17 de setembro de 2009

ALTERAÇÕES VASCULARES DA INFLAMAÇÃO

 TRÍADE DE LEWIS

A fase vascular reúne todas as transformações ocorridas na microcirculação do local inflamado.Isso ocorre após alguns minutos  do início da ação do agente flogístico,intervalo em se processa a liberação de mediadores químicos.As modificações vasculares incluem alterações no leito vascular e no fluxo sanguíneo.A resposta vascular imediata é formada pelo conjunto de três fenômenos:hiperemia,isquemia e edema,estes denominados tríade de lewis.

Isquemia transitória: devido à constrição arteriolar oriunda de um reflexo axo-axônico local provocado pelo estímulo agressor; há parada do fluxo sangüíneo e, conseqüentemente, o local fica esbranquiçado.
Hiperemia: arteriolar ou ativa: após a contração e a parada de circulação sangüínea, o fluxo é restabelecido, sendo os capilares totalmente preenchidos por sangue; essa reação na microcirculação, aliada à parada da estimulação simpática vascular, o que resulta em uma vasodilatação arteriolar por toda rede microcirculatória local, leva ao aparecimento do eritema (zona avermelhada); venular ou passiva: dilatação das vênulas mediada por estimulação farmacológica, principalmente histamínica, com posterior exsudação plasmática e edema.
Edema: devido ao aumento da pressão hidrostática e da permeabilidade venular, provocando perda de água e eletrólitos e diminuição da velocidade sanguínea. Será mais bem estudado na exsudação plasmática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário