quarta-feira, 7 de outubro de 2009

PIGMENTAÇÕES

Pigmento é a designação dada substâncias que possuem cor própria e têm  oriegm,composição química e significado biológico.Pigmentaçãoé o processo deformaçãoou acúmulo,normal ou patológico,de pigmentos no organismo.O acúmulo  ou redução de certos pigmentos é um processo ou aspecto marcante em várias doenças.
Há pigmentos endógenos(são os sintetizados no próprio organismo) e os exógenos(formados no exterior e quepor vias respiratória,digestiva ou parenteral penetram no organismo).
As pigmentações endógenas resultam garalmente de hiperprodução e acúmulo depigmentos endógenos.Podem ser:
  1. DERIVADOS DEHEMOGLOBINA:
  • Pigmentos biliares:a bilirrubina é a principal.
  • Hematoidina
  • Hemossiderina
  • Hematina
  • Pigmentso malárico 
     2.  PIGMENTOS ESQUISTOSSOMÓTICOS:
  • Melanina
     3.  ÁCIDO HOMOGENTÍSICO
    
     4.  LIPOFUSCINA


Pigmentos exógenas:As partículas inaladas ou ingeridas ficam retidas  nas mucosas ou são eliminadas ou transportadas para outros locais pela circulação ou macrófagos.Dos inalados,o mais frequente é o carvão,sua deposição causa antracose.A argiria é a deposição de sais de prata nos tecidos sob a forma de sulfeto,pode serlocalizada ou sistêmica.Acrisíase é a deposição de  sais de ouro.A tatuagem é a forma de pigmentação limitada a pele,a composição química dos compostos inclui corantes orgânicos,metais e solventes.

Um comentário:

  1. Mais e ai?? essas pigmentações, seja ela o que for, tem cura? elas saiem de que forma?? No meu caso, surgiu na parte dos labios!!

    ResponderExcluir