quarta-feira, 7 de outubro de 2009

PIGMENTAÇÕES

Pigmento é a designação dada substâncias que possuem cor própria e têm  oriegm,composição química e significado biológico.Pigmentaçãoé o processo deformaçãoou acúmulo,normal ou patológico,de pigmentos no organismo.O acúmulo  ou redução de certos pigmentos é um processo ou aspecto marcante em várias doenças.
Há pigmentos endógenos(são os sintetizados no próprio organismo) e os exógenos(formados no exterior e quepor vias respiratória,digestiva ou parenteral penetram no organismo).
As pigmentações endógenas resultam garalmente de hiperprodução e acúmulo depigmentos endógenos.Podem ser:
  1. DERIVADOS DEHEMOGLOBINA:
  • Pigmentos biliares:a bilirrubina é a principal.
  • Hematoidina
  • Hemossiderina
  • Hematina
  • Pigmentso malárico 
     2.  PIGMENTOS ESQUISTOSSOMÓTICOS:
  • Melanina
     3.  ÁCIDO HOMOGENTÍSICO
    
     4.  LIPOFUSCINA


Pigmentos exógenas:As partículas inaladas ou ingeridas ficam retidas  nas mucosas ou são eliminadas ou transportadas para outros locais pela circulação ou macrófagos.Dos inalados,o mais frequente é o carvão,sua deposição causa antracose.A argiria é a deposição de sais de prata nos tecidos sob a forma de sulfeto,pode serlocalizada ou sistêmica.Acrisíase é a deposição de  sais de ouro.A tatuagem é a forma de pigmentação limitada a pele,a composição química dos compostos inclui corantes orgânicos,metais e solventes.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

PATHOSCÓPIO; SENSO CRÍTICO: ICTERÍCIA

Do ponto de vista bastante crítico, poderia ser comparado com o excesso de sujidade (bilirrubina) do planalto central na capital brasileira (nos tecidos do organismo), onde causaria excesso de furtos (desvio de verbas) onde a sociedade (célula) poderia ser prejudicada, não fazendo assim, seu trabalho completo(atividade metabólica completa).

Conceituando Neoplasia

O corpo é constituído de muitos tipos de células. Normalmente as células crescem, dividem e produzem mais células necessárias para manter o corpo saudável. Porém, algumas vezes nesse processo ocorrem alterações genéticas e as células ficam anormais gerando mais células de maneira descontrolada e diferenciada.Neoplasia é a formação de um novo tecido em um determinado local de maneira diferencial da existente.Os genes que sofrem alterações e são ditos promotores das neoplasias são denominados de ONCOGENES,eles alteram a estrutura do DNA.Um outro mecanismo envolve fatores epigenéticos e alteram a expressão do DNA e não diretamente sua estrutura.

TEORIA DOS TELÔMEROS

Telômeros são estruturas protetoras especiais encontradas nas extremidades dos cromossomos das células eucarióticas que contêm muitas repetições de uma seqüência de seis nucleotídeos TTGGGG. O tamanho dos telômeros é mantido por enzimas chamadas telomerases, que adicionam repetições de seis nucleotídeos na extremidade do cromossomo.A telomerase é uma enzima classificada como transcriptase reversa composta por uma subunidade de uma proteína que possui um componente interno de RNA que é a região molde para a produção de DNA.Com a diminuição da ação da telomerase, os cromossomos se encurtam na região dos telômeros e esse encurtamento dispara o processo do envelhecimento. O envelhecimento se caracteriza por uma desaceleração da multiplicação celular e uma menor reposição das células que morrem. Quando a telomerase está atuante, esta permite alta capacidade de divisões celulares por mitoses sucessivas, o que seria uma proteção contra o envelhecimento.Células cancerosas imortais, bem como as células germinativas símile nas gônadas, estão protegidas do encurtamento dos telômeros pela ação constante da telomerase.

AGENTES NEOPLÁSICOS

AGENTES FÍSICOS
a) energia radiante:  radiação ultra-violeta e  raio X. Provocaram danos diretos à estrutura do DNA.
b) energia térmica: principalmente exposições constantes ao calor ou queimaduras, envolvendo principalmente lesões em pele. A constante exposição ao calor implica um alto grau de renovação celular, principalmente do epitélio cutâneo, o que faz com que a célula se multiplique constantemente, aumentando a probabilidade de mutações.

AGENTES QUÍMICOS
a) corantes: as anilinas, por exemplo, têm sido relacionadas ao desenvolvimento de cânceres no trato urinário.
b) fumo: a queima do tabaco também pode ser um agente promotor de transformação maligna.

AGENTES BIOLÓGICOS a) virais: o DNA-vírus incorpora-se ao genoma humano ou participa diretamente dos mecanismos de multiplicação celular, incluindo suas proteínas nesse processo. Os RNA-vírus, ao contrário, copiam seqüências genéticas humanas e passam a interferir diretamente nos mecanismos celulares.
b) bacterianos: ainda não se conhece bem a participação de bactérias no mecanismo de formação neoplásica ,embora haja estudos na área.

NEOPLASIAS




Carcinoma epidermóide, uma neoplasia maligna epitelial. As células apresentam um comportamento diferente  e estão alteradas geneticamente, sendo essa alteração transmitida por intermédio das divisões celulares mitóticas. Vemos ao centro uma mitose no tecido neoplásico, um forte indicativo de proliferação das células neoplásicas e de manutenção desse tecido.

NEOPLASIAS



Hepatocarcinoma, neoplasia maligna epitelial no fígado. Veja como já na macroscopia é possível ver que se trata de realmente um tecido novo, dada suas características bastante distantas do órgão normal. O tecido neoplásico parece ser elevado e com superfície irregular, enquanto o tecido normal é plano e com superfície lisa.