quinta-feira, 27 de agosto de 2009

NECROSE ENZIMÁTICA (NE)















necrose enzimática (NE) ocorre basicamente quando há liberação de enzimas nos tecidos, lipases são exemplo dessas enzimas. uma das formas mais observadas até então é a do tipo gordurosa, com ocorrência principalmente no pâncreas. esse fenômeno dá-se por liberação de lipases, as quais desintegram as gorduras neutras dos adipócitos desse órgão. observe nessa figura que;
á perda da estrutura tecidual do parênquima desse órgão, decorrente da lise dos adipócitos. oboserve tambem que; á formação de um material amorfo e amarelado (NE), devido a liberação anormal de enzimas lipases.

NECROSE CASEOSA















NECROSE CASEOSA microscopicamente tem-se como caracteristica a transformação de células necróticas em uma massa homogênea, acidófila, contendo alguns núcleos picnóticos e, principalmente na periferia, núcleos fragmentados (cariorexe); as células perdem totalmente seus contornos e os detalhes estruturais. esse tipo de necrose é comum na tuberculose, mas pode ser encontrados também em outros tipos de doenças. embora não existam provas indubitáveis, esse necrose parece depender de ação de linfotoxinas e de produtos citotóxicos de macrófagos. essa figura mostra um aspecto microscópico com as observações relacionadas anteriormente; acidófilo, homogêneo, núcleos picnóticos e fragmentados.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

CAUSAS E MECANISMOS DAS LESÕES CELULARES


As causas das lesões e doenças,denominadas agressões ou agentes lesivos,são muito numerosas.A lesão pode ser produzida por qualquer estímulo natural dependendo da intensidade,do tempo de ação e da capacidade de reação do organismo.As causas de lesões se divem em dois grupos:Endógenas(do próprio organismo) e exógenas(do meio ambiente),no caso de lesões ou doenças deconhecidas denomina-se criptogênica,idiopática ou essencial.
  • Causas exógenas: agentes físicos,químicos,biológicos e desvio de nutrição em ambientes físico e social.
  • Causas endógenas: patrimônio genético,resposta imunitária e fatores emocionais em ambientes psíquico e social.
A compreensão do mecanismo de ação das agressões se dá pelo conhecimento dos tecidos e como estes percebem e montam as primeiras respostas,locais e sistêmicas.Após uma agressão são liberadas moléculas sinalizadoras de perigo ao organismo através do sistema proteolítico de contato.As moléculas que denunciam uma agressão podem ser:produtos do metabolismo da célula,fragmentos de células,substâncias pré-formadas e armazenadas em células e substâncias excretadas no momento da agressão.Estas moléculas induzem a liberação de mediadores das alterações vasculares que possibilitam a saída de leucócitos e plasma dos vasos para eliminar ou conter os agentes agressivos.As principais células envolvidas no processo de resposta as agressões são:Mastócitos,células dentríticas,células endoteliais,plaquetas,leucócitos dentre outras.
As células
endoteliais são importantes na coagulação,aderência de leucócitos e vasomotricidade(tônus muscular).Uma vez ativados os sistemas proteolíticos reagem em cascata e produzem efeitos específicos ou geram peptídeos que atuam na regulação da homeostase,em especial,microcirculação e células fagocitárias.
As respostas
inflamatórias induzidas pela agressão visam além de auxiliar no mecanismo de defesa e reparo,reduzir danos causados aos tecidos vizinhos.São as chamadas reações da fase aguda,são complexas e inter-relacionadas.São mediadores principais dessa fase:Estímulo nervoso aferente e citocinas produzidas no próprio tecido lesado.Nas agressões agudas,os hepatócitos sintetizam albumina e ferritina e aumentam a produção de proteína C reativa,ceruloplasmina,antitripsina,macroglobulina,fibrinogênio,haptoglobina e componentes de complemento.As alterações nelas podem persistir em agressões crônicas.São exemplos de alterações:Metabólicas,do apetite e sono,resistência a dor e alterações numéricas dos leucócitos. As lesões celulares podem ser reversíveis oi irreversíveis.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

CONSCIENTIZANDO SOBRE DOENÇAS NEGLIGENCIADAS



A maioria das pessoas não conhecem o termo "Doenças negligenciadas",mas são doenças bastante conhecidas.

As doenças negligenciadas são chamadas assim por não serem alvo de investimentos do setor privado nem do poder público, são enfermidades para as quais inexistem tratamentos ou as terapias são inadequadas. As principais doenças nessa categoria são doença de Chagas, leishmaniose, doença do sono, malária, tuberculose, hanseníase.

Em 2008 o ministro da Saúde,José Gomes Temporão afirmou que doenças como estas ainda são uma "carga" pra o Brasil."Temos que atuar em duas dimensões –: melhorando a qualidade do diagnóstico e garantindo o tratamento para todos – e nos esforçando para desenvolver novas tecnologias de diagnósticos e tratamento, exatamente por terem sido doenças abandonadas do ponto de vista da pesquisa de novas drogas”, afirmou o ministro.

Atualmente a doença de Chagas tem sido considerada a mais negligenciadas de todas segundo Eric Stobbaerts (economista da DNDi-Iniciativa de Medicamentos para Doenças Negligenciadas e ex diretor da Médicos Sem fronteiras no Brasil),por ter esta um perfil silencioso ocorrendo em uma população silenciosa,pessoas de áreas rurais e que tem pouca ou não tem consciência sobre seu direito de tratamento.A exemplo do mal de Chagas que mesmo depois de 100 anos da descoberta vemos o descaso,muitas outras doenças tem matado milhares de pessoas .Uma coisa é controlar as causas ou causadores, outra é o que fazer com as milhares de pessoas infectadas,ou seja como tratá-las.É importante que os profissionais de saúde lutem com organizações envolvidas,por um maior envolvimento do poder público para que se crie mecanismos de financimento sustentável e garantir acesso equitativo aos medicamentos essenciais,pois estas doenças ainda são causas de morte de milhões de pessoas e no mundo,em especial em populações carentes,digo não só no âmbito socioeconômico mas também educacional,onde a falta de informação é fator relevante.A informação nos abre um leque de oportunidades de transformar.É hora de despertarmos pra luta por novos diagnósticos e tratamentos,como diz "slogan" da campanha dos 100 anos de descoberta da doença de Chagas.Mesmo com o esforço do setor público,há um certo desinteresse por parte da indústria farmacêutica que não vê um mercado lucrativo que justifique a pesquisa de medicamentos mais eficazes e agressivos.Conscientize-se e divulgue essa causa!